Quantcast
Channel: Lysbela » Beleza
Viewing all articles
Browse latest Browse all 45

Dieta sem glúten vale a pena?

$
0
0

Ultimamente, tem se falado muito em uma dieta baseada no corte total do glúten. Essa é mais uma dieta da moda que se une às outras formas de emagrecer. E quem não quer perder alguns quilinhos indesejáveis, não é mesmo?! Entre às adeptas à dieta sem glúten na alimentação, se destacam Miley Cyrus, Carol Castro, Juliana Paes e Lady Gaga. Mas será que vale a pena? Até quando isso é saudável?

Para esclarecer estas e outras dúvidas, conversamos com a nutricionista funcional na Detox In Box, Isabella Vorcaro.

Quais são os prós e os contras para quem adota uma dieta sem glúten?

Quando retiramos o excesso de glúten presente nos produtos industrializados, a tendência natural é ficarmos mais leves e com o metabolismo mais eficiente. Os estudos comprovam que o glúten tem a capacidade de formar uma camada esponjosa nas vilosidades intestinais, prejudicando a absorção de nutrientes importantes.

Não é necessária a total exclusão do glúten para alguns indivíduos, e sim, o consumo com moderação. Isto inclui massas integrais e pães 100% integrais. Difíceis de achar hoje no mercado. A não ser que possamos produzir o próprio alimento.

Volto a ressaltar: O principal problema do Glúten nos dias de hoje é o consumo excessivo dos produtos industrializados que levam a substância na composição.

É indicado o corte total de glúten para pessoas que sofrem da doença celíaca. Você indicaria esta dieta para pessoas que não sofrem desta doença?

A exclusão total do Glúten vai depender de cada pessoa e os sintomas apresentados. Caso um indivíduo que não possua a doença celíaca venha apresentando muito inchaço abdominal, cansaço e dificuldade de perder peso, sim, é aconselhado retirar para ver como o metabolismo responde ao tratamento. Porque alguns sintomas importantes do excesso de consumo do glúten são exatamente estes: dificuldade no processo digestivo, com consequente diminuição na perda de peso, inflamação, celulite e ganho de gordura localizada, entre outros.

Em quais tipos de alimento pode-se encontrar o glúten?

O glúten é a parte protéica do Trigo chamada Gliadina, e é encontrado, principalmente, no centeio, cevada e aveia em menor proporção, além de no próprio Trigo. Ele é o responsável por conferir a maciez e gelatinização que encontramos no pão, por exemplo.

Para os celíacos, é fácil encontrar no mercado produtos livres de glúten?

Hoje existe uma infinidade de produtos sem glúten, além de termos também outros tipos de alimentos que naturalmente não contém a substância, como polvilho, a tapioca, raízes como batata doce e baroa, aipim. As castanhas, arroz integral, quinoa, chia e amaranto.

Hoje em dia, vem surgindo cada vez mais as “dietas da moda”. O que você aconselha para as mulheres que querem perder peso?

Dietas da moda sempre vão existir para poder garantir a “fórmula milagrosa”. Mas hoje e sempre o que ciência preconiza é equilíbrio, moderação, atividade física e o consumo consciente dos macro e micronutrientes. Além da hidratação e o uso de chás e ervas aromáticas.

Para as mulheres que querem perder peso o melhor é consumir:

  • Carboidratos complexos (raízes, cereias integrais, sementes) que irão garantir energia e evitar o consumo de açúcares simples (doces, bolos industrializados, biscoitos, açúcar branco).
  • Proteínas magras (carnes brancas, tofu, ovos, peixes).
  • Gorduras do bem, como as presentes nas castanhas e sementes (com moderação),
  • Fibras presentes na chia, frutas, vegetais folhosos, leguminosas e frutas secas, além dos alimentos termogenicos como pimenta, gengibre, canela, chá verde entre outros.

O ideal é procurar um profissional Nutricionista ou Nutrologo para poder determinar a correta prescrição individual, principalmente devido às necessidades de cada faixas etárias, gastos de energia, atividade física e atividade ocupacional.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 45

Latest Images

Trending Articles





Latest Images